Páginas

17 de mai. de 2013

Artigos Acadêmicos ou científicos

Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p.2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

O artigo científico tem a função de expor os resultados provenientes de determinada pesquisa. Quanto ao conteúdo abordado no artigo, ele pode apresentar distintos aspectos, como também pode cumprir outras tarefas, como:

a) versar sobre um estudo pessoal, uma descoberta, ou dar um enfoque contrário ao já conhecido;

b) oferecer soluções a questões controvertidas;

c) levar ao conhecimento do público intelectual ou especializado no assunto novas ideias, para sondagem de opiniões ou atualização de informes.

d) abordar aspectos secundários, levantados em alguma pesquisa, mas que não seriam utilizados na mesma.

Possui estrutura de apresentação diferenciada, não seguindo os mesmos princípios de outros trabalhos acadêmicos. É composto por:

• Pré -textuais
    • Resumo 
    • Abstract
Introdução
    • Visão geral inicial
    • Problema de pesquisa
    • Objetivos
        • Geral
        • Específicos
    • Justificativa
• Referencial teórico
• Procedimentos metodológicos
• Apresentação e Análise dos Resultados
• Considerações Finais
• Pós-textuais
    • Referências bibliográficas
    • Anexos

1) A introdução deve levar o leitor ao tema e ao problema da pesquisa, ou seja, o motivo pelo qual é necessária a realização da mesma e qual sua relevância. O problema de pesquisa envolve sempre duas variáveis, uma independenete e uma dependente. Por exemplo:

"Como o Marketing Olfativo influencia na memorização da marca?"

Sendo o marketing olfativo a variável independente e a memorização da marca sua consequencia, logo a variável dependente.

A introdução deve ser composta das seguintes etapas:
  • Introdução ao tema
  • Objetivos
  • Justificativa
  • Estrutura do trabalho
2) O referencial teórico tem o objetivo de explorar mais a fundo as variáveis, independente e dependente, e abordar os estudos já existentes nas áreas. No caso do exemplo acima, as variáveis são mkt olfativo e memória da marca, logo serão explorados os conceitos do marketing experiencial, da marca, e até o funcionamento do sistema olfativo e memória, a fim de justificar o motivo do estudo. 

3) O Procedimento metodológico tem como objetivo informar como será realizada a pesquisa, bem como seu tipo (exploratória, descritiva ou explicativa) e abordagem (qualitativa, quantitativa ou estudo de caso). Ferramentas como entrevistas e questionários são utilizados nessa etapa do artigo.

4) Na apresentação e análise dos resultados serão apresentados os dados coletados e feita a análise crítica dos resultados da pesquisa, que podem justificar ou não seu problema de pesquisa.
No caso do exemplo acima seria descrito os resultados obtidos por meio de entrevistas, análises experimentais com voluntários, etc...

5) As considerações finais devem representar sua conclusão sobre os resultados da pesquisa. Nesse estagio devemos apresentar os resultados, mesmos que não sejam os esperados.

6) As regras para referências bibliográficas são as mesmas citadas no post Referências bibliográficas.

7) A formatação utilizada é a mesma dos padrões ABNT citadas no post Apresentação.

Espero que as informações possam ajudá-los.

Em caso de dúvidas, contate-nos: Contato!

Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário