Páginas

10 de mai. de 2013

Como fazer citações?

Como já dito anteriormente, tudo que utilizamos como base para um trabalho acadêmico deve ser referenciado adequadamente e as citações são parte muito importante, pois caso não sejam feitas da forma correta pode-se caracterizar plágio no seu trabalho.
As citações podem ser classificadas como: diretas, indiretas e citação da citação.

  • Citação Direta: Neste tipo de citação é feita uma transcrição literal do trecho do texto original. Sempre deve constar o nome do autor, ano e página de onde o trecho foi extraído.
Trecho com até 3 linhas:
 
Por exemplo:
De acordo com Vroom (1964, p. 17), “sempre que um indivíduo escolhe entre alternativas que envolvem resultados incertos, torna-se claro que seu comportamento é afetado não só por suas preferências entre esses resultados, mas também pelo grau em que ele acredita que eles são prováveis”.

Outra possibilidade é
“Sempre que um indivíduo escolhe entre alternativas que envolvem resultados incertos, torna-se claro que seu comportamento é afetado não só por suas preferências entre esses resultados, mas também pelo grau em que ele acredita que eles são prováveis” (VROOM, 1964, p. 17).

Trecho com mais de 3 linhas
A citação deverá ser colocada com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, fonte menor (10 pts) e espaçamento simples.

Por exemplo:

Um conjunto complexo, confuso e de muitas contradições. Teorias bem-construídas mesclam-se com propostas ainda inconsistentes e, sobretudo, com: a)fragmentos de pensamentos teóricos, pouco sistematizados, sem lógica ou coerência [...] b) teorias oriundas de outras ciências sociais e forçadas a gestão organizacional com o intuito de mostrar aplicabilidade prática da ciência de origem e criar um novo campo profissional para seus proponentes [...] c) teorias construídas a partir de analogias ou metáforas (MOTTA,
1999, p. 70).

  • Citação Indireta: Neste tipo de citação a idéria do autor original é transcrita de forma não literal, ou seja, com as palavras de quem está escrevendo o texto. Neste caso não se utiliza aspas.
Por exemplo:
Para Kim (1996) o aprendizado individual pode ser descrito como um ciclo no qual a pessoa assimila uma nova informação, reflete sobre experiências passadas, identifica uma conclusão e, em seguida, age. O conceito de modelos mentais é de fundamental importância para o entendimento do processo individual de aprendizagem.

Outra possibilidade é:
O estágio do processo denominado de modelos mentais individuais é chamado assim, pois representa muito mais que o conceito tradicional de memória. A memória traz a conotação de um depósito de conhecimento muito estático, ao passo que os modelos mentais
envolvem a produção ativa de novos conhecimentos. Os modelos mentais representam a visão pessoal do mundo, abrangendo as percepções explícitas e implícitas. Eles também propiciam o contexto próprio para ver e interpretar o novo material e determinam como a
informação armazenada será aplicada em determinada situação (KIM,
1996; SENGE, 2002 ).

  • Citação de citação: não é recomendada por ser considerada fraca, o ideal é ler e citar o autor original sempre. Nesta citação utilizamos a expressão "apud" entre os sobrenomes do autor citado (original) e do autor da obra (onde se obteve a citação).
O autor A está sendo citado. Este texto foi encontrado na obra do autor B.


Por exemplo:
Rouch e Behling (1984
apud BERGAMINI, 1994, p. 15) consideram liderança como “o
processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização
de um objetivo”.

Outra forma de redação do mesmo texto é
“A liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção
da realização de um objetivo” (ROUCH; BEHLING, 1984
apud BERGAMINI, 1994, p. 15).
  • Citações de obras com 2 ou 3 autores:
“A teoria de Alderfer, como a de Maslow, é difícil de ser testada, o que torna difícil avaliar sua aplicação a situações organizacionais, à prática da administração ou até mesmo à realização pessoal dos empregados.”
(STONER; FREEMAN, 1994, p. 326).


Segundo Andrade, Cardoso e Siqueira (1998, p. 54-67)...
Ou
(ANDRADE; CARDOSO; SIQUEIRA, 1998, p. 54-67)

  • Citações com 4 ou mais autores: utiliza-se somente o sobrenome do primeiro autor e a expressão et al.
Segundo Cordi et al. (1994, p. 88)
Ou
(CORDI et al., 1994, p.88)

Espero que as informações sejam muito úteis para vocês!

Até mais!


0 comentários:

Postar um comentário