Páginas

9 de mai. de 2013

Referências Bibliográficas

Uma das grandes dúvidas que temos ao fazer um trabalho acadêmico é como referenciar a bibliografia.
Realmente é bem chatinho e confuso, mas vou tentar esclarecer um pouco mais da forma mais simples possível!

  • Livros: sempre o sobrenome em letras maiúsculas seguido do nome do autor. O título do livro aparece destacado em negrito seguido da cidade, editora e ano da publicação
ANTUNES, Maria Thereza P.
Capital intelectual. São Paulo: Atlas, 2000.




BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reynaldo C. Teoria Geral da Administração. 3.ed.. São Paulo : Saraiva , 2002.
  • Dissertações e Teses: não é muito recomendável seu uso para citações porém é considerada fonte de pesquisa e deve ser referenciada. O título vem destacado e devemos colocar o numero total de páginas, o tipo de trabalho (tese, dissertação,...) e a universidade responsável.
MOORI, Roberto G.
Um modelo de procedimento para a avaliação da produtividade na administração dos materiais. 1993. 152p. Tese (Doutorado em Engenharia). EscolaPolitécnica da Universidade de São Paulo.

  • Congressos e seminários: artigos que foram publicados em congressos e seminários devem especificar o nome do mesmo.
HANASHIRO,Darcy M. M; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes . Os papéis desempenhados pelos profissionais de recursos humanos contribuem para a vantagem competitiva sustentável? In: ENAMPAD 2001. Campinas- São Paulo.
Anais dos Resumos dos
trabalhos. Hotel Royal, 2001. 312 p.

  • Artigos de revista ou jornal: para revistas deve sempre constar o nome, cidade, ano da revista, número da publicação, páginas onde está contido o conteúdo utilizado e o ano da publicação. Para jornais é imprescindível que conste a data completa e o caderno, além da página.
NASSIF, Vania M. J.; HANASHIRO, Darcy M. M. A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, ano 3, n. 1, p. 97-114, 2001.

FONSECA, Roberto. Gabinete "paga" campanha de vereador. Jornal da Tarde, São Paulo, 9 de maio de 2001. Cidade, Caderno A, p.12.
  • Legislação, códigos e decretos
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.  Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Código Civil. Coordenação de Maurício Antonio Ribeiro Lopes. 6. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

BRASIL. Decreto nº 3704, de 27 de Dezembro de 2000. Altera nomenclatura comum do MERCOSUL (NCM) e as alíquotas do imposto de importação dos produtos que menciona, e dá outras providências. LEX - Coletânea de Legislação e Jurisprudência: Legislação Federal e Marginália. São Paulo, v. 65, 2001.
  • Meios Eletrônicos
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. PAS - Pesquisa Anual de Serviços, 2006. [online] Disponível na internet via WWW URL: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/ecnomia/comercioeservico/pas/pas2006. Arquivo consultado em 11 de Junho de 2009.

Espero que estas dicas sejam úteis e qualquer dúvida fiquem à vontade para deixar comentários!

Até mais!

2 comentários:

Miriam disse...

Onde você achou este referencial?

Att
Miriam

Unknown disse...

Miriam,

Este material recebi na faculdade, elaborado por uma professora.

Att,

Postar um comentário